O parque de Nara está localizado no centro da cidade e compreende dentro da sua área o Templo Todai-ji e o Grande Templo xintoísta de Kasuga Taisha.
Um dos destaques desta área são os cervos que vivem totalmente soltos no parque. Segundo uma lenda xintoísta, estes animais seriam animais sagrados – como ajudantes dos Deuses e por isso, até hoje são cuidadosamente protegidos como “monumentos naturais”.
Na saída do Todai-ji e por um amplo espaço, é possível encontrar os animais circulando livremente e os lugares vendem os “shika sembei” ou biscoitos para veados (feitos somente de farinha de trigo e farelo de arroz) para que os turistas possam atrair a atenção os animais através da alimentação sem prejudicá-los.
Os biscoitos são registrados por uma fundação de proteção aos Cervos e Nara e parte da receita é revertida na proteção dos animais.
Os animais, além dos biscoitos, se alimentam também da grama, arbustos e ramos.
Os veados de Nara estão totalmente adaptados aos humanos e não temem qualquer contato e por isso, os parques recomendam cautela no trânsito (pois os animais podem saltar repentinamente dos parques para as ruas (pois alguns locais não estão fechados por muros) e pedem para não abandonar nos parques sacos plásticos, lixo ou alimentos para que os animais não corram riscos de vida.
É bom lembrar que os animais tem um cheiro bastante marcante, portanto, pessoas mais sensíveis podem ficar bastante incomodadas.